Valter Batalha

Valter Batalha
Ex-vereador, professor e Func. Público.

1 de jun. de 2007

Cônego José Geraldo na AML


Estivemos na capital mineira, ontem(31/05/07), para prestigiar a posse do Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho na AML (Academia Mineira de Letras). O Cônego é Viçosa no mais alto grau literário de Minas. Merecido e tardio, como disse o presidente da Academia, ex-senador da República, Murilo Badaró. Eu e as vereadoras Cristina Fontes e Vera Saraiva, além do Secretário Municipal de Transportes, Ramom Menezes, estivemos presente. A posse teve ilustres representantes. Dentre eles, escritores consagrados de Minas e os Deputados Rodrigo de Castro e Paulo Piau, além do Secretário de Estado, Danilo de Castro. Levei um pedacinho de São José do Triunfo na posse de nosso querido padre.

O Grande Gil Pinheiro


Também quem esteve na Câmara esta semana participando da reunião foi o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Viçosa, nosso radialista Gilberto Pinheiro. Foi uma grata surpresa vê-lo em pleno vigor e transmitindo-nos seus ensinamentos. Gil, como eu disse no uso da tribuna, é uma enciclopédia política para os que estão chegando agora, como eu.

Carteira de Músico


Esta semana, na reunião da Câmara, o músico "Paté" e outros representantes da classe musical de Viçosa, estiveram no plenário protestando contra a exigência da carteira de músico nas apresentações artísticas de nossa cidade. O próprio Ministro da Cultura Gilberto Gil já disse que não há mais lugar para a OMB (Ordem dos Músicos do Brasil) no Brasil. Em Viçosa, o Delegado da Ordem pára todos os eventos e notifica o empreendedor e o músico. Se a Ordem ajudasse os músicos em seus problemas como, cachê, assistência médica e judicial, contratos, etc, valeria-se a pena ter a carteira. Os músicos de Viçosa, tocam para completar seu orçamento familiar e entreter o já carente povo, de diversão. Exigir dele uma carteira que custa R$ 300,00 mais R$ 90,00 de anuidade não acho justo. Por também ser músico, estive em Belo Horizonte com o Deputado Estadual Mauri Torres, levando uma representação da Câmara, um abaixo-assinado dos músicos e reivindicando-o que faça uma lei idêntica a que existe em São Paulo, dispensando a apresentação da carteira. O deputado ficou de ver com o governador Aécio Neves a viabilidade dessa lei e nos prometeu empenhar-se.

TIM Arte Educação


Participei do lançamento do projeto "TIM-arte/educação", no restaurante "Sabor e Cia" junto com demais autoridades. O projeto é um marco na cultura de Viçosa pois, oferece oficinas de artes em geral às nossas crianças. São José do Trunfo já está agraciado com o projeto. Na foto apareço com o diretor da rádio "95 fm", Jorge Feres e sua esposa, D. Míriam e da" Secretária Municipal de Cultura", Virginia Bitencourt.

Semana Acadêmica FDV


Estive participando da Semana Acadêmica da FDV (Faculdade de Viçosa), onde o diretor geral do IEF (Instituto Estadual de Florestas), Dr. Humberto Candeias, proferiu a palestra de abertura falando dos trabalhos da Instituição em todo estado. Quero parabenizar a diretoria, professores, funcionários e alunos da FDV pelo tema abordado, uma feliz escolha. Na foto, apareço com o amigo e engenheiro do IEF Djalma, junto ao professor e chefe do Dptº de Engenharia Florestal da UFV, Eduardo Borges Euclides, de Humberto Candeias, diretor do IEF e do Professor e diretor da FDV, Francisco.