Valter Batalha

Valter Batalha
Ex-vereador, professor e Func. Público.

13 de mar. de 2009

Análise das Secretaria - Parte Final

Olá! Vamos terminar de analisar as Secretarias e seus respectivos secretários e encerrarmos este assunto.
1) Secretaria de Administração: Continua nas mãos do Adriano de Castro. O Adriano teve algumas dificuldades no 1º mandato do prefeito, tanto que particularmente, pessoas da própria administração já "reclamou" algumas mágoas comigo, mas nada que fosse tão grave. Apenas penso que é fruto da inexperiência do 1º mandato e de seu receio em errar num cargo tão importante para o prefeito, sendo sua 1ª experiência administrativa, o que é compreensível. Mas agora, o Adriano já tem a tal experiência e pode perder o "medo" e agilizar a burocracia que a pasta carrega. Trata-se de uma pessoa de confiança, trabalhador, honesto e com muita vontade de mostrar serviço. Torço muito por ele. Seu maior desafio: fazer a máquina andar mais rápido desburocratizando o sistema.
2) Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia: Aqui tivemos uma troca. Saiu o prof. Carlos Floriano e entrou Ramon Fernandes, que deixou a pasta do trânsito. Ramon é um caso a parte. Um rapaz inteligentíssimo, com visão do meio, politico e politiqueiro, enfim, sabe das coisas. Bom de serviço, braço direito do prefeito e que veio para ficar na politica, pois a politica vive de pessoas como ele. Negociador, articulador, pensador, e com grande capacidade de agregar. Foi um dos companheiros do prefeito que mais lhe ajudou na campanha. Vai cuidar agora de uma pasta que o nome diz por ela: "desenvolvimento". Fez um bom trabalho no trânsito e agora precisa provar sua competência na nova Secretaria. Não duvido disso. Ele vai dar certo, tanto que já anunciou um grande projeto para Viçosa, o "olho vivo". Ramon só precisa de uma coisinha para chegar no lugar segundo aqueles que reclamam dele: mais atenção e simpatia nos atendimentos. Única reclamação que vi dele. As vezes ele é um pouco impaciente e um pouco indiferente, mas pelo cargo que ocupa às vezes é muita coisa pra resolver e talvez não possa dar a atenção como as pessoas merecem. Vejo como maior empecilho para sua nova administração, livrar-se das acusações que está recebendo, mas nesse mérito não entro pois não tenho conhecimento de causa. Acho (repito: acho) que o Ramon é a vítima da vez, para "pagar o pato". Deixemos para a justiça.
3) Secretaria de Trânsito: Assumiu Reinaldo Leite. Esse garoto, apesar de jovem, já sabe o que quer e vai longe. É esperto. Pelo pouco que lidei com ele, vi que conhece e manja do ramo. Só espero que faça um bom trabalho na Secretaria. Aliás, Reinaldo pegou um dos "pepinos" da cidade, pois o trânsito é uma das maiores reclamações da população e pior: não há luz no fim do túnel pois a cidade não foi construída, ou pelo menos não foi pensada, para receber esse contingente de veículo e além do mais, trata-se de uma pasta que exige muito investimento. Seja para melhorias, seja para manutenção. Mais adiante falaremos especificamente do trânsito. Reinaldo tem ainda o problema de ver aumentar a quantidade de carros nas ruas, com a chegada de novos cursos na UFV e nas Faculdades.
4) Secretaria de Finanças: Como não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a nova Secretária de Finanças e muito menos ouvi comentários a seu respeito, portanto, prefiro não opinar, apenas lhe desejar um bom trabalho. Acredito que uma de suas dificuldades será coordenar um apertado orçamento num ano de crise mundial e diminuição dos repasses do Estado e da União para os municípios. Outra dificuldade continua sendo manter a lisura com o dinheiro público, já que os vereadores de oposição continuam de olho em um "vacilo" da administração.
5) Secretaria da Fazenda: Como ainda não foi nomeada(o), ficamos para falar a respeito depois.