Valter Batalha

Valter Batalha
Ex-vereador, professor e Func. Público.

15 de jul. de 2009

Entrevista com a Secretária


A seguir, parte da entrevista com a Secretária de Fazenda do município de Viçosa, Sr.ª Zenildes - Naná.
Blogdobatalha - Você foi pega de surpresa com o convite ou já havia uma negociação partidária para isto?
Naná - Fui pega de surpresa realmente. Fui ao seu gabinete para lhe falar outra coisa e ele aproveitou para me convidar, e isto me deixou muito surpresa realmente.
Blogdobatalha - Este é seu 1º grande desafio nessa nova carreira, já que você é oriunda do jornalismo e atualmente advogada. Qual seu grande desafio para administrar?
Naná - Bom, é um grande desafio mesmo, pois a Secretaria de Fazenda trabalha com tanta coisa importante mas estou contanto com o apoio dos funcionários, estou estudando bastante as leis e as questões dos tributos. O desafio é você caminhar de acordo com a legislação né! Em uma cidade com a nossa, com muitos bares e restaurantes, é um grande desafio administrar essa situação dentro da legislação. Blogdobatalha - Você pretende mudar a forma de trabalhar da Secretaria?
Naná - Nestes primeiros dias estou apenas me adaptando e resolvendo alguns problemas de urgência mas futuramente há possibilidades de implementarmos alguma mudança em relação ao funcionamento da Secretaria e não em relação á "chefias".
Blogdobatalha - Tem alguma proposta de metas?
Naná - Pois é, a gente tem que acompanhar muito a legislação mas, Viçosa tem um problema muito grande com inadinplência de IPTU e conversei com outros secretários para unirmos esforços para montarmos um setor de estudos para a divida ativa.
Blogdobatalha - Você entrou num momento crucial que o da cobrança do IPTU. E ainda em substituir a Melissa Mafia (ex-Secretária), que é muito respeitada pelo seu trabalho e condução da Secretaria. Como é lidar com isto?
Naná - É fato. Sempre tive um relacionamento muito bom com a Melissa e cobrindo, pelo jornal, assuntos da fiscalização, eu tinha uma noção dessa cobrança do IPTU. Ainda não tenho uma prática de atendimento de balcão mas conto com a ajuda dos funcionários e da própria Melissa. Quanto ao lançamento do IPTU, atrasou-se um pouco devido a mudança de contratos e tivemos que usar a gráfica.
Blogdobatalha - Você tem alguma estratégia para aumentar a arrecadação do IPTU?
Naná - A primeira coisa que vamos fazer é mostrar que a administração investe os recursos do IPTU em benefícios para a comunidade, ser transparente e mostrar onde o dinheiro está sendo aplicado. A segunda coisa é levantar os processos da divida ativa, pois quando você executa essa pessoa judicialmente, ela vai pagar em dia e o nosso objetivo é organizar nesse sentido.
Blogdobatalha - Como foi a sua recepção em relação aos seus colegas, também secretários, como por exemplo o também Secretário Ramom Menezes, que segundo alguns comentários, estranhou muito a sua indicação, sendo ele um dos líderes, articulador e homem de confiança da adm. do prefeito?
Naná - Bom, fiquei sabendo dessa surpresa do Ramom agora, mas pra mim isto não é surpresa por que eu conheço o prefeito de longas datas, desde quando ele começou como vereador e sei que ele não é muito de dar satisfação principalmente ao Ramom e quando o prefeito toma uma decisão, ele faz isto muito consciente, então não haveria motivo nenhum para o Ramom se sentir ofendido com essa nomeação por que a nomeação de cargos de Secretários, para diretamente do chefe do poder executivo. Esse negócio dele se sentir surpreso, acho que surpresa maior foi para mim, pois o prefeito me conhece, acompanhe meu trabalho, confia em mim me dando oportunidade de mostrar meu trabalho. Fico muito tranquila e muito feliz em saber que não tive indicação de ninguém. O prefeito me convidou avaliando a minha honestidade, o meu dinamismo e a minha qualificação como profissional. Isto não me preocupa pois é sinal que não estou aqui apadrinhada mas pelo que o prefeito me conhece e pelo reconhecimento do meu trabalho.
Blogdobatalha - Ontem você era jornalista e agora você passa a ser vidraça. Como lidar com isso agora e pretende continuar o trabalho como jornalista paralelamente?
Naná - Eu sempre privei pela ética e não tenho mais vínculo algum com o jornal que trabalhei. Eu nunca levei as questões pelo lado pessoal, pelo lado politico mas pelo lado técnico. Confesso que me estranhei um pouco por que jornalista critica, cobra e agora estou sendo cobrada, mas ao ser cobrada você tem a oportunidade de fazer um serviço sério, competente e essa é uma grande oportunidade para mim e no poder público, a gente precisa seguir a lei e lá eu cobrava com ética e aqui vou seguir a legislação e me esforçar para que as pessoas não se decepcionem comigo.
Blogdobatalha - Um dos grandes problemas da cidade são os que as pessoas estão chamando de "invasão" do espaço público. Um dos grandes "gargalos" da prefeitura e especificamente da Secretaria de Fazenda, é a fiscalização, que é muito cobrada e necessitada pelas pessoas que às vezes, a solicita para ordem urbana e manutenção do silêncio. Você tem algum plano para melhorar o poder de fiscalização do município, já que a estrutura desse departamento é pífio e até irrisória tamanha a sua necessidade sua importância?
Naná - Estou aqui a poucos dias estou analisando isto. Não vejo que, de forma legal, esse tipo de comércio tem crescido em Viçosa. As informações que recebi é que não foram liberadas nadas dentro dessa legalidade. O que acontece é que essa invasão do espaço público são de pessoas que estão tentando ganhar a vida. Vamos analisar caso por caso e tentar legalizá-los, buscar uma alternativa. Não adianta você tirar uma pessoa que tá trabalhando, mesmo que esteja ilegal, e deixá-la sem seu sustento e mandá-la para a criminalidade criando um outro problema. Estamos estudando e trabalhando em cima disso buscando uma solução e no momento oportuno vamos apresentá-la. Vamos fazer isto gradativamente.
Blogdobatalha - Um dos grandes problemas da cidade e que muitos reclamam é a questão da sonorização e do uso indevido das calçadas pelos donos dos bares. Mas estamos numa cidade universitária, com poucas opções de lazer e turismo e isto acaba sendo um paradoxo. Como você pretende lidar com essas questões?
Naná - Às vezes comparo Viçosa e Ponte Nova. A gente passa em Ponte Nova 9 horas da noite e a cidade "tá morta", com pouquissimas pessoas nas ruas. Viçosa se sairmos 11 horas da noite a cidade tá "fervendo"nos finais de semana por causa de 20 mil estudantes e outras pessoas que aqui estão. A cidade não pode parar de atender os estudantes por que eles trazem benficios para a cidade como conhecimentos a nível nacional e internacional, consumo em restaurantes, emprega pessoas, etc e temos as pessoas que optaram por um vida mais pacata, então para manter esse equilíbrio nós vamos permitir as cadeiras nas ruas por que a lei permite, desde que com limite e deixando o espaço para as pessoas usarem. Quanto ao som ambiente nos bares e restaurantes vamos ser permissivos na medida em que esses façam isolamento acústico e não perturbem a vizinhança, portanto vamos tentar o equilíbrio. Vamos pedir um pouco de tolerância das pessoas de ambos os lados para tentar atingir esse equilíbrio.
Blogdobatalha - Os comerciantes reclamam muito que esse "isolamento acústico" é muito caro e a cidade acaba perdendo esses espaços culturais e a chance de ouvir uma boa musica, assistir a apresentação de bandas , etc.
Naná - Bom, essa questão de "afrouxar" um pouco essa questão de sonorização é complicada pois, você como um politico e ex-vereador atuante que acompanhei, sabe bem disso, que a função do poder executivo é de executar, mas nada o impede de legislar mas essa não sua principal função. O bom senso e essa questão do "afrouxar" tem que partir do legislativo na mudanças das leis e nunca do executivo. Portanto a função do executivo é cumprir a legislação e o que ela fala temos que segui-la. Não basta mudar a lei municipal pois a "Lei do Silêncio" é Federal e teria que acionar os deputados para fazer esta mudança. Não acredito que o poder executivo vá alterar essa lei municipal até por que a representação da sociedade é muito maior no poder legislativo pois lá existem 10 vereadores representando a comunidade.
Blogdobatalha - Como você encontrou a Secretaria de Fazenda e como pretende deixá-la?
Naná - Pretendo deixá-la bem organizada. Aqui tem pessoas muito respeitadas e sérias, como a Melissa, o Valdir Batalha, o Juninho, o Marcelo que possuem grande conhecimento, portanto essa questão de organização a Secretaria está muito bem e pretendo dar continuidade a isso e deixá-la organizada como está ou ainda melhor. Gostaria de "sondar" mais a cidade e fazer um trabalho mais "in loco" ir aos bairros, sair à noite e ir a bares para acompanhar mais de perto a situação da cidade.
Blogdobatalha - Naná, quero lhe agradecer pela entrevista e desejar-lhe sucessos.
Naná - Obrigado, fico também agradecida.

Análise dos Secretários - Parte Final

Finalmente arrumei tempo para analisar os últimos secretários da administração Raimundo da Violeira. Com muito custo o prefeito nomeou os Secretários que faltavam. Comecemos pelo Secretário de Agricultura, conhecido como Geraldinho e filho do prefeito o que posso dizer é muito pouco, isto é, quase nada, pois só o conheço como pessoa(uma pessoa de fácil acesso e receptivo), mas precisamos de tempo para observá-lo e consequentemente julgá-lo profissionalmente. Minha opinião pessoal é que ele irá realizar um trabalho de "praxe" sem muitas aventuras. A nova Secretária de Finanças eu não posso falar absolutamente nada pois não a conheço nem de vista e seria deselegante de minha parte tecer algum comentário. Resta-nos apenas aguardar seu trabalho. Torço para ela pois já me falaram que trata-se de uma boa pessoa, Finalmente, a Secretária de Fazenda, Nazildes de Almeida, a nossa "Naná" do jornal "A Folha da Mata". Também foi uma surpresa e uma grande novidade. Vamos esperar seu trabalho mas acho que ela vai precisar conhecer muito seu terreno para depois fazer algo de inovador. Vai administrar dentro do possível. Com ela realizei uma entrevista que publicarei por etapas aqui no blog, realizada com ela em seu escritório no dia 11/06/09, alguns dias após sua posse.