Valter Batalha

Valter Batalha
Ex-vereador, professor e Func. Público.

9 de jan. de 2009

Presidência da Cãmara


Começamos o ano com a eleição na Câmara Municipal de Viçosa. Cristina Fontes foi eleita presidente contando com o voto dos vereadores Ângelo Chequer e Cebolinha, que votaram nela porque o grupo de Dr. Celito preferiu colocar o vereador Lidson para concorrer, com isto Ângelo se revoltou e se sentiu traído depois de apoiar Dr. Celito na última eleição. A presidência para o exercício 2009/10 ficou assim: Cristina Fontes, presidente, Tuím, Vice-presidente e Lidson, Secretário. Veja abaixo algumas situações acorridas na eleição:

1º) Cristina Fontes candidatou-se porque sentiu que Ângelo e Cebolinha iria votar nela por serem traídos pelo grupo contrário à candidatura de Ângelo.

2º) Houve um "guerrinha" a parte nesta eleição bem interessante: de um lado o grupo dos vereadores mais antigos representados por Cristina, Cebolinha e Ângelo Chequer e do outro lado o grupo do Dr. Celito, chamado "grupo da renovação", representado pelos vereadores Lidson, Meio Kilo, Marquinhos, Dr. João Salame e Tuim. Segundo as más linguas, se este grupo fosse vencedor, iria acontecer uma "devassa" na Câmara, isto é, muita coisa iria mudar, inclusive dispensa de alguns funcionários.

3º) Me contaram que rolou muita grana nesta eleição, isto é, "compra de votos". Será?

4º) Tuim votou em Lidson e isto mostrou que na eleição municipal, como se suspeitou na época, ele trabalhou mesmo para Dr. Celito. Na época, cogitou-se que foi ele quem preparou uma reunião de campanha para o Dr. Celito na Associação de S.J.do Triunfo. A sua relação com o grupo do atual prefeito fica abalada.

5º) Me contaram também que Tuim chegou a cogitar sua candidatura à presidência, sendo desaconselhado por alguns. Não sei até que ponto é verídica esta informação.

6º) Percebendo que algo de ruím iria acontecer na corte, alguns ex-vereadores articularam votos para Cristina. É o caso de Vera Saraiva, Gouveia, Zé Pontes e Pedro Soldado que trabalharam muito.
7º) O mais engraçado de tudo que Ângelo e Cristina se duelaram no final do ano passado, tentando mudar o regimento da Câmara. A Cristina acabou sendo beneficiada pelo critério que a própria não conseguiu (e queria) mudar, ou seja, "se der empate, vence o que tiver maior mandato".
8º) A eleição ficou empatada em 5 X 5. Cristina Fontes venceu por ter dois mandatos.
9º) Será que valeu a pena o grupo de Celito trocar Ângelo por Lidson? Só o tempo dirá!
10º) Ângelo vai mesmo ser um verador independente? Afinal, agora ele vota do lado do prefeito ou o será oposição como sempre o foi?
11º) As informações divulgadas foram colhidas através de conversas com envolvidos no processo. Portanto, quero deixar claro que apenas estou divulgando o que me foi passado.

É isto, começa o ano e começa o novo jogo. Vamos ao trabalho.