Valter Batalha

Valter Batalha
Ex-vereador, professor e Func. Público.

15 de jul. de 2009

Entrevista com a Secretária


A seguir, parte da entrevista com a Secretária de Fazenda do município de Viçosa, Sr.ª Zenildes - Naná.
Blogdobatalha - Você foi pega de surpresa com o convite ou já havia uma negociação partidária para isto?
Naná - Fui pega de surpresa realmente. Fui ao seu gabinete para lhe falar outra coisa e ele aproveitou para me convidar, e isto me deixou muito surpresa realmente.
Blogdobatalha - Este é seu 1º grande desafio nessa nova carreira, já que você é oriunda do jornalismo e atualmente advogada. Qual seu grande desafio para administrar?
Naná - Bom, é um grande desafio mesmo, pois a Secretaria de Fazenda trabalha com tanta coisa importante mas estou contanto com o apoio dos funcionários, estou estudando bastante as leis e as questões dos tributos. O desafio é você caminhar de acordo com a legislação né! Em uma cidade com a nossa, com muitos bares e restaurantes, é um grande desafio administrar essa situação dentro da legislação. Blogdobatalha - Você pretende mudar a forma de trabalhar da Secretaria?
Naná - Nestes primeiros dias estou apenas me adaptando e resolvendo alguns problemas de urgência mas futuramente há possibilidades de implementarmos alguma mudança em relação ao funcionamento da Secretaria e não em relação á "chefias".
Blogdobatalha - Tem alguma proposta de metas?
Naná - Pois é, a gente tem que acompanhar muito a legislação mas, Viçosa tem um problema muito grande com inadinplência de IPTU e conversei com outros secretários para unirmos esforços para montarmos um setor de estudos para a divida ativa.
Blogdobatalha - Você entrou num momento crucial que o da cobrança do IPTU. E ainda em substituir a Melissa Mafia (ex-Secretária), que é muito respeitada pelo seu trabalho e condução da Secretaria. Como é lidar com isto?
Naná - É fato. Sempre tive um relacionamento muito bom com a Melissa e cobrindo, pelo jornal, assuntos da fiscalização, eu tinha uma noção dessa cobrança do IPTU. Ainda não tenho uma prática de atendimento de balcão mas conto com a ajuda dos funcionários e da própria Melissa. Quanto ao lançamento do IPTU, atrasou-se um pouco devido a mudança de contratos e tivemos que usar a gráfica.
Blogdobatalha - Você tem alguma estratégia para aumentar a arrecadação do IPTU?
Naná - A primeira coisa que vamos fazer é mostrar que a administração investe os recursos do IPTU em benefícios para a comunidade, ser transparente e mostrar onde o dinheiro está sendo aplicado. A segunda coisa é levantar os processos da divida ativa, pois quando você executa essa pessoa judicialmente, ela vai pagar em dia e o nosso objetivo é organizar nesse sentido.
Blogdobatalha - Como foi a sua recepção em relação aos seus colegas, também secretários, como por exemplo o também Secretário Ramom Menezes, que segundo alguns comentários, estranhou muito a sua indicação, sendo ele um dos líderes, articulador e homem de confiança da adm. do prefeito?
Naná - Bom, fiquei sabendo dessa surpresa do Ramom agora, mas pra mim isto não é surpresa por que eu conheço o prefeito de longas datas, desde quando ele começou como vereador e sei que ele não é muito de dar satisfação principalmente ao Ramom e quando o prefeito toma uma decisão, ele faz isto muito consciente, então não haveria motivo nenhum para o Ramom se sentir ofendido com essa nomeação por que a nomeação de cargos de Secretários, para diretamente do chefe do poder executivo. Esse negócio dele se sentir surpreso, acho que surpresa maior foi para mim, pois o prefeito me conhece, acompanhe meu trabalho, confia em mim me dando oportunidade de mostrar meu trabalho. Fico muito tranquila e muito feliz em saber que não tive indicação de ninguém. O prefeito me convidou avaliando a minha honestidade, o meu dinamismo e a minha qualificação como profissional. Isto não me preocupa pois é sinal que não estou aqui apadrinhada mas pelo que o prefeito me conhece e pelo reconhecimento do meu trabalho.
Blogdobatalha - Ontem você era jornalista e agora você passa a ser vidraça. Como lidar com isso agora e pretende continuar o trabalho como jornalista paralelamente?
Naná - Eu sempre privei pela ética e não tenho mais vínculo algum com o jornal que trabalhei. Eu nunca levei as questões pelo lado pessoal, pelo lado politico mas pelo lado técnico. Confesso que me estranhei um pouco por que jornalista critica, cobra e agora estou sendo cobrada, mas ao ser cobrada você tem a oportunidade de fazer um serviço sério, competente e essa é uma grande oportunidade para mim e no poder público, a gente precisa seguir a lei e lá eu cobrava com ética e aqui vou seguir a legislação e me esforçar para que as pessoas não se decepcionem comigo.
Blogdobatalha - Um dos grandes problemas da cidade são os que as pessoas estão chamando de "invasão" do espaço público. Um dos grandes "gargalos" da prefeitura e especificamente da Secretaria de Fazenda, é a fiscalização, que é muito cobrada e necessitada pelas pessoas que às vezes, a solicita para ordem urbana e manutenção do silêncio. Você tem algum plano para melhorar o poder de fiscalização do município, já que a estrutura desse departamento é pífio e até irrisória tamanha a sua necessidade sua importância?
Naná - Estou aqui a poucos dias estou analisando isto. Não vejo que, de forma legal, esse tipo de comércio tem crescido em Viçosa. As informações que recebi é que não foram liberadas nadas dentro dessa legalidade. O que acontece é que essa invasão do espaço público são de pessoas que estão tentando ganhar a vida. Vamos analisar caso por caso e tentar legalizá-los, buscar uma alternativa. Não adianta você tirar uma pessoa que tá trabalhando, mesmo que esteja ilegal, e deixá-la sem seu sustento e mandá-la para a criminalidade criando um outro problema. Estamos estudando e trabalhando em cima disso buscando uma solução e no momento oportuno vamos apresentá-la. Vamos fazer isto gradativamente.
Blogdobatalha - Um dos grandes problemas da cidade e que muitos reclamam é a questão da sonorização e do uso indevido das calçadas pelos donos dos bares. Mas estamos numa cidade universitária, com poucas opções de lazer e turismo e isto acaba sendo um paradoxo. Como você pretende lidar com essas questões?
Naná - Às vezes comparo Viçosa e Ponte Nova. A gente passa em Ponte Nova 9 horas da noite e a cidade "tá morta", com pouquissimas pessoas nas ruas. Viçosa se sairmos 11 horas da noite a cidade tá "fervendo"nos finais de semana por causa de 20 mil estudantes e outras pessoas que aqui estão. A cidade não pode parar de atender os estudantes por que eles trazem benficios para a cidade como conhecimentos a nível nacional e internacional, consumo em restaurantes, emprega pessoas, etc e temos as pessoas que optaram por um vida mais pacata, então para manter esse equilíbrio nós vamos permitir as cadeiras nas ruas por que a lei permite, desde que com limite e deixando o espaço para as pessoas usarem. Quanto ao som ambiente nos bares e restaurantes vamos ser permissivos na medida em que esses façam isolamento acústico e não perturbem a vizinhança, portanto vamos tentar o equilíbrio. Vamos pedir um pouco de tolerância das pessoas de ambos os lados para tentar atingir esse equilíbrio.
Blogdobatalha - Os comerciantes reclamam muito que esse "isolamento acústico" é muito caro e a cidade acaba perdendo esses espaços culturais e a chance de ouvir uma boa musica, assistir a apresentação de bandas , etc.
Naná - Bom, essa questão de "afrouxar" um pouco essa questão de sonorização é complicada pois, você como um politico e ex-vereador atuante que acompanhei, sabe bem disso, que a função do poder executivo é de executar, mas nada o impede de legislar mas essa não sua principal função. O bom senso e essa questão do "afrouxar" tem que partir do legislativo na mudanças das leis e nunca do executivo. Portanto a função do executivo é cumprir a legislação e o que ela fala temos que segui-la. Não basta mudar a lei municipal pois a "Lei do Silêncio" é Federal e teria que acionar os deputados para fazer esta mudança. Não acredito que o poder executivo vá alterar essa lei municipal até por que a representação da sociedade é muito maior no poder legislativo pois lá existem 10 vereadores representando a comunidade.
Blogdobatalha - Como você encontrou a Secretaria de Fazenda e como pretende deixá-la?
Naná - Pretendo deixá-la bem organizada. Aqui tem pessoas muito respeitadas e sérias, como a Melissa, o Valdir Batalha, o Juninho, o Marcelo que possuem grande conhecimento, portanto essa questão de organização a Secretaria está muito bem e pretendo dar continuidade a isso e deixá-la organizada como está ou ainda melhor. Gostaria de "sondar" mais a cidade e fazer um trabalho mais "in loco" ir aos bairros, sair à noite e ir a bares para acompanhar mais de perto a situação da cidade.
Blogdobatalha - Naná, quero lhe agradecer pela entrevista e desejar-lhe sucessos.
Naná - Obrigado, fico também agradecida.

Nenhum comentário: